top of page

Entrevista - Predadores e cheias causam avultados prejuízos a produtores de ovinos

Arronches - O empresário Tiago Velez o maior empregador com sede no concelho de Arronches é, ao mesmo tempo, produtor de ovinos na sua propriedade do Monte de São Miguel/Pisão e disponibilizou-se (ouvir aqui) para falar com o Notícias de Arronches sobre os predadores como o Saca- rabos (Herpestes ichneumon) incluídos no programa de “controlo de predadores”, e raposas que matam os jovens cordeiros, após as ovelhas parirem, não só no seu caso como de outros produtores.



Tiago Velez começou por nos dizer que “é um problema que nos vem a afectar já deste que temos animais, as ribeiras estão muito sujas, a propriedade liga com o Rio Caia e está muito cheia de silvas e canas, o que faz com que os predadores se consigam ali abrigar e procriar”,

Está situação é causadora segundo o produtor que “em cada época de parição nos defrontamos com este problema e, diariamente, existem borregos que desaparecem ou aparecem mortos, parte deles já comidos pelos predadores. Há mesmo dias de morte de cinco ou seis cordeiros. As ovelhas parem em especial durante a noite e não conseguimos reverter a situação”.

Não havendo a possibilidade de quantificar o prejuízo “só pudemos nos aperceber, porque a mãe anda a procurar o filhote mas, não temos a certeza. Temos alguma noção através das mães mas isso é difícil, porque algumas parem dois e às vezes desaparece um”(...)

(Ler mais na edição em papel do N.A. de Janeiro)

bottom of page