Há mais de 660 mil portugueses em pobreza energética extrema. Portugueses desperdiçam, anualmente, um montante superior a 120€ em energia através de consumos evitáveis. Projecto pretende contribuir para a redução de 35% do consumo de energia primária para 2030.

A ENTRAJUDA, organização pioneira na inovação social, lança o projecto ENERGÉTICO, uma iniciativa que visa promover o conhecimento sobre o consumo eficiente de energia e contribuir para erradicar a pobreza energética em Portugal, que afecta mais de dois milhões de pessoas em Portugal.
Actualmente, estima-se que entre 1,1 e 2,3 milhões de portugueses vivam em situação de pobreza energética moderada, e entre 660 e 680 mil em pobreza energética extrema, de acordo com as estimativas avançadas pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050.
Estima-se, por exemplo, que o conjunto de todos os equipamentos em modo standby pode atingir 10% do consumo de energia eléctrica total de uma casa. Mesmo desligado através do comando, um aparelho continua a gastar até cerca de 25% de energia, valor que varia de aparelho para aparelho e de marca para marca, representando um custo anual evitável superior a 120€.
(Redacção|Entreajuda)
Comments