Empresa Intermunicipal Águas do Alto Alentejo-AAA, apresentou em Reunião de Câmara a sua estrutura



(Arronches 11 de Abril) - Já tinha sido adiada a presença da Empresa Intermunicipal Águas do Alto Alentejo para a apresentação ao executivo desta empresa constituída através de 10 municípios que são os accionistas, o que veio a acontecer na primeira reunião deste mês de Abril.

Esta decisão teve na sua génese a insatisfação por parte dos Municípios pelos serviços prestados pela empresa anterior e, por outro lado, a possibilidade de satisfazer os pressupostos necessários para submeter as candidaturas a fundos comunitários através do POSEUR, Portugal2020.Estiveram presentes em representação da empresa A.A.A., os técnicos Paulo Dias e Rui Choças e todo o executivo municipal.

A finalidade desta nova empresa intermunicipal consiste na melhor prestação de serviços da rede em baixa aos consumidores, melhoramento de infraestruras existentes, e a criar.

Fazem parte da empresa os Municípios de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel. Ficaram de fora os Municípios de Elvas e Campo Maior por contratualização com outra empresa, Portalegre por optar pelos seus Serviços Municipais e Avis e Monforte, por questões ‘ideológicas’.

Os municípios aderentes adquiriram acções (1€ por acção) o que permitiu capitalizar a estrutura accionista em 17.751.598 acções.

A empresa está assim organizada: Conselho Administrativo, Director Delegado, Direcção Administrativa e Financeira, Direcção Comercial, Direcção de Águas e Saneamento e os respectivos gabinetes de apoio à estrutura.

Como objectivos eles apontam para acessibilidade, ocorrência de falhas, água segura, adesão ao serviço, reabilitação de condutas, ocorrência de avarias, água não facturada, perdas de água e eficiência energética de instalações elevatórias. Para isso a A.A.A., conta para 2022 com um investimento de mais de seis milhões e setecentos mil euros com as candidaturas (18) aprovadas pelo POSEUR que sendo majoradas, atingiram os 100% de financiamento.

Por concurso púbico a A.A.A., adjudicou à empresa Aquapor para assumir a gestão dos seus serviços comerciais durante os próximos cinco anos, pelo valor de dois milhões de euros.

“Após a formalização do contrato, a Aquapor encontra-se a preparar o arranque da operação, cujo início acontecerá a 1 de Julho, data a partir da qual todos os serviços comerciais da AAA, desde a celebração de contratos, facturação, cobrança ou atendimento não presencial, serão assegurados pela Aquapor.

Este contrato, de aproximadamente dois milhões de euros, irá permitir elevadas poupanças aos municípios que integram a AAA, e ainda beneficiar da experiência acumulada e do serviço de excelência da Aquapor.

A adjudicação dos serviços de gestão comercial à Aquapor por parte da AAA é também uma medida inovadora no sector da água. “Este é um passo importante para a empresa, mas também para o mercado português, que reconhece a importância do Serviço ao Cliente. Na Aquapor, o Cliente não é remetido para segundo plano, o Cliente é o foco da nossa atenção e da nossa actividade, como o provam, não só os prémios que temos recebido, mas acima de tudo, o feedback dos nossos Clientes. Este devia ser um princípio a seguir por todos”, refere António Cunha, CEO da Aquapor.

Os serviços de apoio ao cliente das concessões em que a Aquapor está presente sofreram uma reestruturação devido ao contexto pandémico, reforçando os meios de contacto não presenciais (call center, email, chat, SMS, APP e website). A Aquapor instituiu ainda um número e e-mail únicos, para contacto por cada concessão, facilitando a relação com a empresa, e reformulou as facturas, tornando-as de leitura mais simples. Estas melhorias, instituídas pela Aquapor no seu Serviço de Apoio ao Cliente, traduziram-se em maior rapidez e capacidade de resposta. É esta experiência que vai ser aplicada agora na AAA”, refere a Aquapor em nota de imprensa enviada à nossa redacção.


(Foto- Notícias de Arronches)