EHT Portalegre reforça aposta na formação contínua

Programa Academia Digital para capacitar o sector do turismo. Quase duas dezenas de cursos começam em Janeiro. Algumas das acções esgotaram de imediato.


A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre renova a aposta na formação contínua como forma de tornar o sector do turismo cada vez mais capaz e competitivo. No âmbito da Academia Digital, plataforma de gestão dos programas de formação do Turismo de Portugal, a escola de Portalegre é responsável por vários cursos, em áreas tão distintas como a sustentabilidade, as finanças e a forma de optimizar resultados operacionais, as línguas, o direito laboral ou o marketing e a comunicação.


Durante este mês, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre arranca com 16 cursos de formação. No âmbito dos programas BEST e Clean & Safe, serão duas as acções que se realizam durante o primeiro mês do ano. A primeira está marcada para dia 21 e é dedicada a Reservas directas: como tirar o máximo proveito das técnicas de marketing e de gestão da receita para maximizar os resultados. A segunda realiza-se no dia seguinte e é uma sessão de Clean & Safe dedicada a Empreendimentos Turísticos.

No âmbito da Formação Executiva Certificada Online, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre arranca com vários cursos: Direito Laboral em Hotelaria e Restauração, Alemão Técnico – Iniciação, Alemão Técnico - Animação Turística, Espanhol Técnico – Iniciação e Espanhol Técnico – Hotelaria e Restauração. Para responder ao volume de inscrições elevado, estão já calendarizadas novas edições destes cursos para Fevereiro e Março. Salienta-se, ainda, a realização de duas edições de Revenue Management e Canal Digital Directo, de Social Media Marketing para hotéis e de Hotel Marketing: Search Engine Optimization em virtude de as sessões respectivas realizadas em Novembro e Dezembro de 2020 terem esgotado rapidamente.

O programa de formação mais recente do Turismo de Portugal, Upgrade, terá quatro módulos, dois na dimensão do Digital, com a acções do Módulo 3 – Introdução ao marketing digital, websites e monitorização de performances do Módulo 4 -Boas práticas na estratégica de marketing digital. Na dimensão da Sustentabilidade do programa Upgrade a Escola desenvolverá, ao longo do presente mês, acções no âmbito do Módulo 3 – Gestão sustentável dos Recursos e do Módulo 4 - Economia circular na gestão aplicada de recursos alimentares.

Com vários tipos de ofertas formativas e o desenvolvimento da formação à distância, o Turismo de Portugal avançou para a criação de uma plataforma que congrega todos os programas já disponíveis. A Academia Digital tornou-se, assim, a proposta de formação contínua por excelência para este sector económico.

“O Turismo de Portugal criou a Academia Digital com o propósito de desenvolver competências nos gestores e nos colaboradores das empresas do sector, que lhes permitam preparar o futuro com maior robustez e segurança e estruturar os negócios com novas propostas de valor para responder às exigências futuras da área do turismo. A nova plataforma, criada em Setembro de 2020, congrega todas as propostas de formação contínua online do Turismo de Portugal. Desde o início, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre assumiu um papel muito activo e apresenta vários cursos direccionados a gestores e técnicos deste sector económico. O interesse tem sido muito grande e a generalidade das ofertas têm esgotado a lotação”, explicou o Directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.Toda a informação sobre a Academia Digital está disponível no sítio oficial deste programa do Turismo de Portugal.