EFEMÉRIDE - Dia dos Jornalistas Pela Paz

O Dia dos Jornalistas Pela Paz observa-se anualmente a 27 de Outubro.


Este é um dia de reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo.


O papel do jornalista consiste em relatar os factos isentamente, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.

Os meios de comunicação social, por intermédio dos seus profissionais, podem ser um meio eficaz para derrubar injustiças, desconfianças, conflitos e para semear a compreensão, o respeito e a unidade.

Num contexto onde a informação é seleccionada, escondida ou dada sem imparcialidade, é incentivada a desigualdade, a desordem, o conflito, o ódio e a guerra.

"Neste dia dos Jornalistas Pela Paz, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o seu Grupo de Incentivos à Comunicação Social (GICS) associam-se às comemorações, relembrando o papel de todos os jornalistas que com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo, expressando votos de continuação de uma missão cheia de sucesso".


Roberto Pereira Grilo

Presidente