Dia Mundial da Terceira Idade

Celebrou-se hoje o ‘Dia Mundial da Terceira Idade’ que nada tem a ver com o ‘Dia Internacional do Idoso’ que se celebrou a 1 de Outubro.



Segundo estudos recentes, existem 4 milhões de portugueses com mais de 55 anos. Portugal é um país envelhecido, e este “dia tem como objectivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa. As pessoas mais idosas são as que passam mais tempo sozinhas. Muitos idosos vivem em carência económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa”.

Neste dia associações e instituições, viraram-se para os idosos, promovendo actividades lúdicas ao de interacção com crianças, bem como colóquios sobre a problemática da pessoa idosa.

Tempos houve em que os idosos eram o pilar da família, o livro escrito com paginas feitas da experiencia de vida, onde os mais novos iam beber ensinamentos, como o respeito pelo outro, a coerência nas atitudes, o saber viver em sociedade com valores mais espirituais do que materialistas actuais.


(Créditos Calendarr)