DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Vivemos num concelho onde a comunicação entre instituições, associações ou colectividades e a imprensa local é muito difícil. Remetem-nos quase sempre para as suas redes sociais – como se não tivéssemos mais que fazer. Não é assim que a informação funciona, mas sim por escrito, e-mail ou um simples telefonema (identificado). Não há regras sem excepções, como o SAB, Ice show e hoje a Junta de Freguesia de Esperança que nos enviou fotos da iniciativa que tiveram junto das crianças da freguesia para assinalar este dia que lhes é dedicado. Possivelmente houve outras iniciativas mas, como não tivemos conhecimento…


“O Dia Mundial da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adoptou este dia para celebrar o Dia da Criança com o objectivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.


Por vezes é difícil distinguir este dia, 1 de Junho, do dia 20 de Novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança, dia em que se celebram dois marcos importantes. A 20 de Novembro, de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse mesmo dia, mas em 1989, foi adoptada, também pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou no dia 21 de Setembro de 1990.

Não existe uniformização de data para a celebração dos direitos das crianças, contudo, o seu objectivo será sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam”.





(Créditos Eurocid|Foto-D.R. e J.F. de Esperança)