DESPORTO – Que futuro para o Distrital de Portalegre

Para quem gosta de desporto e em especial do futebol, os campeonatos distritais sobretudo os seniores, sempre foram um espaço no tempo em que os simpatizantes se dirigiam aos domingos até aos seus recintos de jogos para ver a sua equipa jogar.

O presente não nos parece prometedor e merece de todos os players uma atenção muito especial.


A época de 2022/2023 do Campeonato Distrital da Associação de Portalegre está resumida a seis equipas. Desistiu o Crato e entrou o Villa. As provas serão a Taça Remax Casas do Interior, Liga Remax Casas do Interior, Taça Grupo JI.

No Futsal participam 10 equipas: U F Degoladense, Casa SLB Portalegre, A J Alpalhão, A D C Esperança, G D Arenense, Nisa Futsal, União DC Sousel, A D Alter União, CF Os Avisenses, A C D Belhó e Raposeira.

Perante esta situação o futuro não se afigura risonho para o futebol sénior. Há uma nítida tendência em que o desporto distrital venha num futuro próximo, a tender para o desporto em pavilhões como é o caso do futsal, até porque a manutenção das equipas tem um custo em princípio mais reduzido.

Interessa também por outro lado, que nos debrucemos sobre o futebol sénior na A.F. de Portalegre. Este distrital será apetecível para projectos com investimentos mais avultados por parte de investidores pela sua fraca competitividade, o que os leva a uma subida mais rápida aos patamares superiores. Senão vejamos o caso do recente Villa, uma equipa que treina fora do distrito (Lisboa) e que aqui virá para disputar as partidas (Ponte de Sor) ou um ou outro treino para adaptação ao sintético, deduzimos nós...

Num exercício meramente especulativo, deixamos para reflexão: Um treinador que foi jogador e treinador do Vitória FC, um Adjunto (Marco Tábuas) em condições iguais, jogadores como Edinho e Martim Mira que passaram pelo Vitória FC.

O investidor(es) eventualmente, pode ser alguém com forte vínculo à cidade do Rio Sado?

O novo clube de Ponte de Sor surgiu com "o objetivo de descentralizar o futebol" em Junho e vai disputar o Campeonato Distrital de Portalegre. “Meyong é o primeiro treinador do clube que tem como presidente 'Conguito', conhecida voz da rádio”. Saiba mais aqui!


(Fonte RR|Foto – Lusa-D.R.)