DEPUTADOS DO PSD/PORTALEGRE QUESTIONAM GOVERNO SOBRE A GNR

Os deputados eleitos pelo PSD pelo distrito de Portalegre, apresentaram uma iniciativa no Parlamento sobre a falta de recursos humanos e materiais da GNR no distrito de Portalegre.


Na missiva dirigida ao Ministro da Administração Interna, são colocadas questões como:

1 – Considera o Sr. Ministro, que o número de efectivos afectos ao Comando Territorial de Portalegre é em número suficiente para responder às necessidades do distrito?

2 – Quantos efectivos foram alocados ao Comando Territorial de Portalegre, desde Janeiro de 2020?

3 - Quantos efectivos foram transferidos do Comando Territorial de Portalegre para outro, desde Janeiro de 2020?

4– Qual o montante das verbas previstas para reforço de material do Comando Territorial de Portalegre, designadamente bastões extensíveis, coletes de protecção balística, lanterna, material informático e outros recursos logísticos?

5- Qual a data prevista pelo Ministério da Administração Interna para o início da construção das instalações do Centro de Formação e do Comando Territorial de Portalegre?

Consideram que “a presente iniciativa tem como objectivo avaliar o cumprimento do direito, das populações do distrito de Portalegre, à segurança pública.

O distrito de Portalegre contempla uma área de 6 065 km² e uma população residente de 118 mil habitantes, distribuídos por 15 concelhos.

A falta de meios humanos e materiais é ainda agravada pela circunstância de as medidas de prevenção e combate ao surto epidemiológico do novo Coronavirus, aumentar significativamente as exigências de fiscalização e acompanhamento das populações e suas actividades.

Ainda a necessitar de explicação, o cumprimento do protocolo de colaboração entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Portalegre, tendo em vista a construção de novas instalações para o Centro de Formação e Comando Territorial da GNR de Portalegre, assinado em 14 de Dezembro de 2018".



(Fonte PSD/Portalegre|Foto-D.R.)