Depressão Bárbara traz chuva forte e vento. Treze distritos do continente vão estar sob aviso...

Segundo o jornal Expresso/Lusa, Portugal continental vai estar sob o efeito da depressão Bárbara, que dará origem a precipitação forte, vento com rajadas até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.


Treze distritos de Portugal continental vão estar esta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão chuva forte e trovoada, estendendo-se depois na terça-feira a todos os 18 distritos na sequência da passagem da depressão Bárbara, segundo o IPMA.

Portugal continental vai estar sob o efeito da depressão Bárbara, a partir da tarde desta segunda-feira e até ao final de terça-feira, que dará origem a precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

Devido à previsão de mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) lançou um alerta à população e recomendou a adopção de comportamentos adequados à situação meteorológica.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 desta segunda-feira e as 3h00 de terça-feira devido à previsão de chuva forte e persistente e vento forte. (Foto-DR)