top of page

Curso de Birdwatching (Observação de Pássaros) da 'Formação + Próxima'

A semana passada marcou o final de mais um curso promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, com o término bem-sucedido do 'Curso de Birdwatching (Observação de Pássaros) no Parque Natural da Serra de S. Mamede: Potencial Turístico', no âmbito do 'Programa de Formação + Próxima', do Turismo de Portugal.



Com um misto de aprendizagem em contexto de sala de aula e sessões práticas em contacto com a natureza, os participantes não só aprimoraram suas habilidades de observação de aves, como também interpretaram, de formas distintas, alguns dos comportamentos que as aves desenvolvem em ambiente natural. Para além disso, a acção foi enriquecida com contributos de convidados sobre a estruturação do produto turístico “Birdwatching”, as boas práticas vigentes em Portugal, o papel do Birdwatching na promoção do nosso território e práticas de sustentabilidade na fruição do produto.

O curso, ministrado pelo renomado especialista em aves, Gonçalo Elias, foi um verdadeiro tributo à paixão pela vida selvagem. Durante as sessões, os participantes foram guiados em jornadas emocionantes pela região, explorando os territórios dos municípios de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Arronches, todos situados dentro do cenário cativante do Parque Natural da Serra de São Mamede, municípios que aderiram ao projecto desde a primeira hora e cujo envolvimento na logística de organização foi determinante para o seu sucesso.

"Também gostaríamos de estender os nossos agradecimentos aos quatro municípios por nos abrirem as suas portas e colaborarem connosco para tornar esta experiência o mais completa e rica possível. Juntos, através deste tipo de acções, trabalhamos para catapultar e dinamizar o turismo de natureza da região.”, referiu Maria da Conceição Grilo, Directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Manuel Belo, responsável pelo 'Programa Formação + Próxima' agradeceu “aos formandos pelo seu entusiasmo, empenho e compromisso ao longo deste curso".

Para além do objectivo principal, a observação de aves para promover oferta turística na área do Birdwatching, a acção contou ainda com a partilha de valores tão fundamentais como o apoio à conservação, ecologia e biodiversidade.

As imagens capturadas durante as actividades destacam a incrível variedade de espécies presentes na região e o ambiente rico e descontraído com que decorreram as acções.

Com o sucesso desta edição, a 'Formação + Próxima' já está a planear uma segunda edição do Curso de Birdwatching, esperando continuar a inspirar e educar mais entusiastas da natureza e a promover esta oferta turística na região.

Para mais informações sobre futuros cursos e iniciativas da 'Formação + Próxima', pode contactar a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre através do email manuel.belo.pl@escolas.turismodeportugal.pt

 

 Fonte: Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Comentários


bottom of page