CULTURA – ‘E Tudo o Morto Levou’


Se não fôra as máscaras que tapavam os rostos dos espectadores, com a plateia do auditório do Centro Cultural de Arronches repleta, mais parecia que estávamos no período de pré-pandemia.

Naturalmente porque se tratou na noite de ontem deste espaço cultural, receber mais uma peça de teatro de comédia, o preferido dos arronchenses.


Maria Mota/Produções trouxe a Arronches a comédia ‘E Tudo o Morto Levou’ da autoria de Roberto Pereira que contou com um elenco para além de Marina Mota, Rui Sá, Marisa Carvalho e Nuno Pires. Isto uma vez mais o Município de Arronches a satisfazer o que os munícipes mais apreciam e que bem precisam de algo alegre, neste mundo de pandemias e guerras que infelizmente vivemos.


A sinopse do espectáculo resume assim o sue enredo: uma comédia teatral protagonizada por Marina Mota (numa grande versatilidade de personagens, acrescentamos nós), que decorre durante um velório, num largo de um bairro na periferia de Lisboa. A noite vai passando e por aquela capela vão surgindo um sem número de personagens que toda a gente, pelo menos uma vez na vida, já viu num velório, ao vivo.


Quando tudo leva a crer que se trata de mais um velório como tantos outros, eis que o insólito acontece: Isabel, a recém-viúva, é confrontada com o marido, que lhe aparece à frente com um ramo de flores. Afinal, não é ele quem está no caixão, mas, sim, o tipo que lhe roubou o carro e todos os bens que trazia consigo, incluindo a roupa. A interior, também...

E eis que nesse momento da grande e perturbante revelação, surge a grande questão de Isabel: contar toda a verdade ou ficar com o dinheiro do seguro de vida, passando o marido por morto? Para todos os efeitos, já está velado e tudo... só que a mentira tem perna curta e ‘Tudo o Morto Levou’.


No final o público aplaudiu de pé a grande interpretação de Mariana Mota e do seu elenco. A actriz no final agradeceu ao Presidente da Câmara João Crespo e à vereadora do pelouro da cultura Maria João Fernandes mais esta oportunidade de actuar em Arronches.





















(Imagens|Noticias de Arronches)