CPCJ de Arronches celebra 14.º Aniversário

Para assinalar a data comemorativa, em reunião da Comissão Alargada na qual estiveram presentes os Comissários e os Presidentes da CPCJ desde a sua instauração até à presente data.




A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Arronches foi criada a 10 de Abril, conforme portaria n.º 282/2008 e nesta quarta-feira, dia 27 de Abril em reunião de Comissão Alargada, assinalaram-se os 14 anos da sua criação e exercício de funções, que decorreu na sala de convívio do Centro Cultural de Arronches.

Além dos assuntos tratados como habitualmente nas reuniões periódicas desta CPCJ, esta sessão liderada pela presidente desta CPCJ, Glória Lopes, diferenciou-se das restantes pelo facto de terem sido convidados os Presidentes que passaram por esta CPCJ a fazer uma reflexão sobre o seu percurso.


Pese embora em alguns casos não tenha sido possível marcar presença, ainda assim a reunião foi enriquecida, com a presença do professor Vítor Miranda, Presidente desta CPCJ logo após a sua instalação em Arronches, e ainda pela anterior presidente da CPCJ de Arronches e actual vereadora do Município de Arronches, Maria João Fernandes e, Comissários que falaram um pouco acerca da sua experiência pessoal e do momento actual das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e respectivo Sistema de Promoção e Protecção.


Demarca-se, também, a leitura da carta remetida pela Presidente fundadora desta CPCJ, a professora Ana Maria Reis, que foi lida a todos os presentes, sendo também promotora de reflexão e um contributo.

Depois das intervenções, seguiu-se um breve período de debate entre os presentes, onde se encontravam os representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, do Instituto da Segurança Social, da Saúde, Ministério da Educação, das instituições particulares de solidariedade social e da Guarda Nacional Republicana.


(Fonte e fotos-CMArronches)