COVID- GOVERNO MANTÊM MEDIDAS

Na conferência de imprensa que teve lugar esta quinta-feira, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva garantiu que o governo não só mantém as medidas como prolonga a situação de alerta.


Quanto à situação de Portugal estar a sofrer um aumento de casos de infecção pela nova vaga do Covid e estarmos no vermelho na Europa, a ministra referiu que “muito provavelmente, o pico já terá passado, com algumas regiões e grupos etárias já com quedas visíveis" e por esse motivo o governo vai manter as medidas em vigor. Recordou mesmo que "com os dados que temos e tendo em conta que o número de pessoas internadas em cuidados intensivos está abaixo dos 40%, que é a meta das linhas vermelhas”.

No entanto, voltou a apelar ao uso da máscara sempre que seja um caso de risco, em especial com pessoas mais vulneráveis ou ambientes que leve a ser considerado situação de risco. Garantiu Mariana Vieira da Silva que “até 30 de Junho, mantêm-se inalteradas todas as medidas que actualmente se encontram em vigor”.

Recorde-se que a situação de alerta é o nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Protecção Civil.