Covid-19 «pode ser sazonal como a gripe», sugere investigação




Uma nova investigação da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugeriu que o novo coronavírus pode ser sazonal, pelo menos em parte, tal como a gripe. Num artigo publicado na revista Evolutionary Bioinformatics, os investigadores mostram que os casos de covid-19 e as taxas de mortalidade, entre outros parâmetros, estão significativamente correlacionados com a temperatura e a latitude em 221 países.

“Uma conclusão é que a doença pode ser sazonal, como a gripe. Isto é muito relevante para o que devemos esperar de agora em diante depois de a vacina controlar estas primeiras vagas da pandemia”, explica o autor principal do artigo, Gustavo Caetano-Anollés, citado pela agência de notícias Europapress, e divulgado no Sapo Digital.

(…) Adianta ainda o estudo que “com menos exposição solar durante o Inverno, não produzimos vitamina suficiente. Mas é demasiado cedo para dizer como a sazonalidade e o nosso sistema imunitário interagem no caso da covid-19.

“Sabemos que a gripe é sazonal e que temos uma pausa durante o verão. Isso dá-nos uma oportunidade de preparar a vacina contra a gripe para o Outono seguinte. Quando ainda nos encontramos no meio de uma pandemia em fúria, essa ruptura é inexistente. Talvez aprender a impulsionar o nosso sistema imunitário possa ajudar a combater a doença, à medida que lutamos contra o novo coronavírus em constante mudança”, concluiu o investigador”.


(Foto-D.R.)