COVID-19-O COMÉRCIO NA VARZEA GRANDE/MARCO (com vídeo)

A Casa Picado há mais de 40 anos é uma referência no lugar da Várzea Grande na Freguesia de Esperança no Concelho de Arronches. Ali junto à fronteira, junto à mais pequena ‘Ponte Internacional’ do mundo, atravessa o Arroyo Abrilongo para unir o povo português com o espanhol do Marco.


A MAIS PEQUENA PONTE INTERNACIONAL DO MUNDO

Local que guarda no seu 'baú de recordações' muitas histórias de alegrias e sofrimentos de ambos os lados dessa pequena ponte.

Em tempo de pandemia, de confinamento, por detrás da rede da porta da Casa Picado, ali encontrámos o Sr. José Maria e a Dª. Silvina, proprietários de um estabelecimento misto de mercearia e drogaria.

Foi a Dª. Silvina que nos recebeu... e connosco falou sobre a actual situação de um comércio num local ermo, onde como disse “são os vizinhos os nossos actuais clientes, mas poucos”, porque a pandemia afecta todos.

O Sr. José Maria, também ele já afectado ligeiramente pelo vírus, interfere na conversa e aparecem as saudades do filho que “morava no Seixal e agora reside numa localidade perto da Moita”. Saudades que agora se apaziguam com as vídeo-chamadas.

A Dª Silvina acrescenta à conversa informal que, “com a fronteira aberta, sempre vêem mais alguns clientes espanhóis…mas poucos”. Recorda que “nada se compara com anos já idos (20 a 30) em que de facto tínhamos movimento”.

Como todos nós, está afectada pelo confinamento e por este maldito vírus. Quanto a esperança em dias melhores, mostra-se descrente. Apenas sabe que ali, a poucos metros de estrada por entre montes abandonados, está a Esperança mas, essa, é a Freguesia a que este lugar pertence e que já teve melhores dias.