COVID-19 – Detectada em Portugal nova linhagem

Segundo informação do Instituto Ricardo Jorge (INSA) foram detectadas em Portugal algumas dezenas de casos “ da linhagem XBB do vírus que provoca a covid-19, mas apenas um foi classificado como sendo da sublinhagem XBB.1.5, associada a uma maior transmissibilidade”, avançou a Agência de Notícias Lusa.
O investigador do Instituto Ricardo Jorge disse à Lusa que se trata da “recombinante XBB.1.5 é uma sublinhagem da linhagem XBB – uma das múltiplas linhagens da variante Ómicron -, a qual, tal como a própria XBB, se pensa estar associada à fuga ao sistema imunitário”.
Entretanto a OMS já tinha chamado a atenção da propagação do vírus na China e pedido mais informações sobre esta variante que Maria Van Kerkhove diz ser “a subvariante mais transmissível detectada até agora”.
Para João Paulo Gomes, coordenador do estudo sobre o Sars-Cov-2 “ainda é cedo” para saber o impacto que terá nas hospitalizações por Covid-19. Tendo em conta que esta linhagem já em circulação da Ómicron, pode ser diferente”, ressalvou nas declarações prestadas.
(Créditos Lusa|Foto-D.R.)