CONVÍVIO DE PESCA INFANTIL

Decorreu ontem (dia 5 de Junho) nas margens do Rio Caia na sua passagem junto ao CEIRA e Piscinas Municipais de Arronches, o XIX Convívio de Pesca Desportiva Infantil, integrado no Dia Mundial da Criança.



O evento como sempre, teve a organização do Centro Republicano Arronchense, uma instituição histórica nesta Vila pelo seu papel que representou na defesa da transição da monarquia para a república, tendo como bandeira valores essenciais para uma democracia em plenitude. Para esta organização contou com a colaboração do Município, Juntas de Freguesia e Agrupamento de Escolas de Arronches.

O sol raiou e a temperatura era convidativa para que pais e avós transmitissem esse gosto pela pesca, que hoje na modalidade desportiva foi em tempos passados uma arte de colocar nas mesas algum peixe das várias espécies existentes no Rio Caia. “A pesca artesanal ou pequena pesca associa‑se normalmente ao exercício das actividades de pesca quer em águas interiores (estuários, lagoas, rias e rios (…) ”. Artes de Pesca Artesanal em Portugal|Rogélia Martins e Miguel Carneiro.

As imagens que o N.A. registou, reflectem perfeitamente o que foi este convívio, acertadamente realizado neste local. A união entre as crianças e familiares, bem como a presença de público que não quis perder a ocasião de ver a arte destes pequenos pescadores.