top of page

Confraria Gastronómica do Alentejo lançou “Comeres Raianos”

Segundo avança o diário ‘O Digital’ a Confraria Gastronómica do Alentejo e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, lançou um projecto editorial que visa dar a conhecer e perseverar os ‘Comeres Raianos’.


Citando a mesma fonte “O provedor da Confraria Gastronómica do Alentejo, José Casas Novas, e a directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, apresentaram o mais recente projecto editorial da organização que promove e procura preservar a tradição e os saberes relacionados com a gastronomia alentejana, “Comeres Raianos”.

Os saberes e conhecimentos dos ‘Comeres Raianos’, todos muito ligados à gastronomia mediterrânica, estão unidos ao longo Alentejo, Extremadura e Andaluzia.

De referir que pese ter sido fundada em Arronches uma Confraria Gastronómica, para a qual foram criadas todas as condições para funcionar, acabou por se desvanecer no tempo. No entanto as boas relações políticas entre o Município de Arronches e o Ayuntamiento de La Codosera (independente das cores politicas), sempre pugnaram por manter essa linha da comunicação do saber e fazer da gastronomia raiana, uma mais valia para ambos os lados.

A atestar esta realidade, estão os vários encontros nas jornadas micológicas e na confecção de pratos da gastronomia alentejana, em especial com o Chef Luís Aranha tem estado presente no Marco, onde se situa a mais pequena ponte internacional do Mundo, levando até à fronteira os sabores e saberes da cozinha tradicional do Alto Alentejo, hoje tão em moda e procurada.

(Redacção|Créditos 'O Digital' e Emilio Moitas-foto)

コメント


bottom of page