Começou a vacinação nos lares em Arronches

Segundo o Notícias de Arronches apurou, junto de fonte fidedigna, começaram hoje a ser vacinados utentes nos lares em Arronches.


Cumprindo a directiva do Governo e da DGS o processo está assegurado pelo corpo clínico e de enfermagem da Unidade Local de Saúde de Arronches. A mesma fonte assegurou-nos que a vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos vai seguir todos os critérios da DGS.


Aos utentes nos lares e funcionários será garantida toda a segurança na administração da vacina, para que se sintam confortáveis, sendo a toma essencial para atingir a imunidade.

Anteriormente a directora da DGS, Graça Freitas já tinha garantido “quanto aos critérios, podemos usar mais do que um critério; por exemplo, o critério de lares que estejam localizados em concelhos de alta incidência – em que a probabilidade de haver penetração do vírus no lar e originar um surto é maior; um outro critério é o tamanho e a densidade populacional do lar – que poderá ter implicações maiores se tiver um surto; e o critério dos lares que tiverem surtos activos, que não vão ser vacinados em pleno surto”, exemplificou.

Já o Primeiro-ministro garantiu em conferência de imprensa que "Face às novas informações disponibilizadas pela Pfizer e também pela Agência Europeia do Medicamento, estamos em condições de termos uma melhor gestão do nosso stock de vacinas e acelerar o processo de vacinação nos lares assumindo agora como objectivo concluir até ao final da próxima semana a vacinação integral da primeira toma em todos os lares, salvo naturalmente, aqueles onde a existência de surtos nos impede de proceder à vacinação".



(Foto-D.R.)