CIMAA - Sistema de transportes públicos rodoviários do Alto Alentejo

Decorreu no dia 11 de Agosto, a reunião mensal do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em Castelo de Vide. Como temas em destaque, realce para o novo sistema de transportes públicos rodoviários do Alto Alentejo, operado pelos Transportes do Alto Alentejo (TAA), com início de actividade definida para o próximo dia 1 de Setembro. O Município de Arronches fez-se representar pelo Vice-Presidente Paulo Furtado.



O novo sistema de mobilidade traz consigo uma imagem renovada, novas identificações das paragens dos autocarros, para além de veículos que permitirão uma experiência de viagem mais agradável, acolhedora e sustentável, caminhando de encontro à neutralidade climática – objectivo da União Europeia até 2050 – e para o qual o nosso território está apostado em contribuir. Aos autarcas dos 15 municípios da CIMAA foi ainda feito um ponto de situação sobre o Plano Intermunicipal de Transportes Escolares para o ano lectivo 2022/2023.


Em Castelo de Vide, o Conselho Intermunicipal adjudicou ainda a contratualização da aquisição de serviços de inspecção e certificação dos equipamentos infantis instalados em espaços de jogo e recreio. Esta inspecção e certificação são o primeiro passo para evitar acidentes com os mais jovens, apostando o nosso território numa prevenção assertiva, próxima e cuidada, que continue a fazer destes locais espaços familiares harmoniosos de alegria e bem-estar.

A ordem de trabalhos contemplou ainda uma deliberação relativa à plataforma ODSLocal, um portal online dinâmico de base tecnológica, que permita visualizar e acompanhar os progressos de cada município em relação aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta plataforma surge na sequência de um compromisso unânime entre os 193 Estados membros da ONU, criada com o intuito de abordar várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico e ambiental) de forma a promover a paz, justiça e a eficácia das instituições. A CIMAA e os seus municípios deliberaram por unanimidade a adesão ao portal ODSLocal.


(Fonte e Foto - CIMAA)