CIMAA apresenta relatório de actividades e certifica contas de 2021

Decorreu no passado dia 10 de Março, em Portalegre, mais uma reunião ordinária do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).


Na reunião, a terceira de 2022, a CIMAA levou a deliberação vários pontos relacionados com o seu trabalho em 2021, como o relatório de actividades anual ou as contas referentes ao mesmo ano.

O relatório de actividades, apreciado e aprovado em sede de Conselho Intermunicipal, passou em revista um ano de 2021 de intenso trabalho, naturalmente dominado pelo combate à pandemia por COVID-19. Em 2021 foram também destacados os significativos avanços no Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão; o contrato de concessão do serviço público de transportes para o Alto Alentejo à empresa Transportes do Alto Alentejo; a criação e implementação da Empresa Intermunicipal de Águas do Alto Alentejo; o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Alto Alentejo; ou o excelente trabalho de prevenção e combate que, em 2021, continuou a ser desenvolvido pelo Gabinete Técnico Florestal e Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais.

Entre outros assuntos presentes na ordem de trabalhos desta reunião do Conselho Intermunicipal destaca-se ainda a nomeação de representantes para as Comissões Regional e Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo com competências semelhantes, que aplicam a níveis geográficos diferentes, entre elas: a articulação da actuação das entidades públicas e privadas com competências ou responsabilidades em matéria de gestão integrada de fogos rurais; monitorizar e avaliar a execução de programas de acção, propondo melhorias operacionais a implementar no ano ou anos seguintes; promover e monitorizar o desenvolvimento das acções dos programas sub-regionais de acção; ou promover o cumprimento dos programas de comunicação, de acordo com a estratégia nacional de comunicação pública.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

A próxima reunião ordinária do Conselho Intermunicipal terá lugar a 14 de Abril, em Sousel.


(Fonte e foto - CIMAA)