Cerca de 370 pessoas já confirmaram vacinação

Já foram enviadas cerca de 850 SMS (serviço de mensagens curtas) a utentes que serão vacinados contra a COVID-19 nos centros de saúde, tendo sido recebidas 370 confirmações de agendamento para a toma da vacina.


O processo de vacinação dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos com doença grave arrancou em Lisboa e prossegue, na região Norte.

O processo de convocatória e agendamento dos utentes para a vacinação é feito preferencialmente através deste tipo de mensagens telefónicas. Na ausência de resposta ao SMS, ou havendo recusa da proposta de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente pelo centro de saúde de modo a encontrar uma alternativa de agendamento. Na impossibilidade do contacto telefónico, será enviada uma carta.

A vacinação decorreu no dia 3, nas Unidades de Saúde Familiar de Alvalade e do Parque, em Lisboa e Vale do Tejo, onde até sexta-feira deverão ser administradas cerca de 300 vacinas contra a COVID-19.

Na quinta-feira, este processo de vacinação arrancou na região Norte, com sete locais: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste. Nestes sete locais vão ser administradas perto de 900 vacinas até ao final da semana.

Esta fase da vacinação vai iniciar-se na próxima semana nas restantes administrações regionais de saúde do país.

Abrangendo cerca de 900 mil pessoas, esta é uma nova etapa da fase 1 do Plano de Vacinação contra a COVID-19, que se iniciou a 27 de Dezembro, e que foi recentemente actualizado, passando a incluir a vacinação simultânea de pessoas com 80 ou mais anos de idade.


Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/02/03/vacinacao-covid-19-convocatoria-sms/EPortugal