CENTRO EDUCATIVO DE VILA FERNANDO/ELVAS É PEDIDA A SUA REACTIVAÇÃO PELO PSD
Ministério da Justiça mantém desactivado o Centro Educativo de Vila Fernando em Elvas
Os deputados do PSD apelam ao Ministério da Justiça para que reactive as instalações do antigo Centro Educativo de Vila Fernando, em Elvas.
“O que é que o Ministério da Justiça está a pensar fazer no antigo Centro Educativo de Vila Fernando, de forma a aproveitar essas instalações?”, interroga o PSD, numa pergunta dirigida à ministra Francisca Van Dunem, na quinta-feira.

O PSD sublinha que “o Centro Educativo de Vila Fernando funcionou desde 1895”, está “implantado numa extensa herdade agrícola contígua à aldeia e composto por vários edifícios” e “apostava no trabalho agrícola e na criação pecuária como forma de reeducar os jovens delinquentes, era o maior empregador da localidade, tendo sido com enorme contestação que fechou portas em 2007”.
Nessa altura, o Governo comprometeu-se que “seria construída uma cadeia de alta segurança em Vila Fernando, o que amenizaria os efeitos do impacto do encerramento do Centro Educativo”. “Sucede que, 14 anos depois, nenhuma infraestrutura da Justiça foi activada em Vila Fernando, continuando as instalações do antigo Centro Educativo devolutas e sem qualquer utilização por parte da Direcção-geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais”, lamenta o PSD.
A portaria n.º 102/2008, de 1 de Fevereiro, determinou a extinção, com efeitos em 1 de Janeiro de 2008, de seis Centros Educativos, entre os quais o Centro Educativo de Vila Fernando, localizado em Elvas (…)
Notícias recentes referem que está previsto o investimento para a criação de dois Centros de Instalação Temporária (CIT), um dos quais em Vila Fernando, situado no concelho de Elvas. Um investimento que será realizado ao abrigo de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As obras de reconstrução poderão ter um custo de 825 mil euros. Mas, até ao momento, o PSD desconhece qual o “valor e prazo de execução previstos para essa obra”. “Quando é que o Governo estima que o futuro CIT de Vila Fernando entre em funcionamento?”, interrogam.
(Fonte-PSD|Foto-D.R.)