Centro Educativo Alice Nabeiro homenageia o Professor Manuel Ferreira Patrício

O Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, por ocasião do 15º Aniversário do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), promoveu a 1ª Conferência Manuel Ferreira Patrício, subordinada ao tema “O Futuro da Educação”, onde se homenageou o Professor, que foi o primeiro Director do CEAN e autor do projecto pedagógico-cultural desta instituição.



Presidida por João Manuel Nabeiro, Presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, com a presença e intervenção do Ministro da Educação, João Costa e do Comendador Rui Nabeiro, a conferência teve lugar no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, local onde foi possível debater, analisar e reflectir sobre os principais temas que influenciam o ensino de hoje e do amanhã.

Sob o mote “O Futuro Da Educação”, a conferência contou com a participação do Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, e dos Professores Adelina Pinto, Nuno Vieira Brito e Paulo Matos, que debateram ideias e a metodologia empreendedora “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, destinada a crianças dos 3 aos 12, desenvolvida pelo CEAN.

Durante a manhã houve ainda tempo para o Professor Jorge Bento, Catedrático Jubilado da Universidade do Porto, homenagear o Professor Manuel Ferreira Patrício, evocando a sua respeitada e conceituada carreira educativa e filosófica.

No âmbito desta iniciativa foi ainda instituído o Prémio Professor Manuel Ferreira Patrício, distinção e reconhecimento atribuído anualmente a um estudante do ensino secundário de Campo Maior que se tenha destacado pelo seu desempenho escolar e cujo montante é equivalente à propina anual do ensino superior. Foi ainda descerrada uma placa de homenagem ao Professor que ficará exposta no CEAN.

"A obra deste grande pensador português não pode, não vai cair no esquecimento. Nem tão pouco a sua personalidade, o seu singular humanismo, a sua postura humilde e afectiva, a sua sabedoria, tudo aspectos que constituem referência obrigatória para educadores, jovens e gerações futuras. Somos parte deste imenso legado do Professor Patrício e, como forma de o valorizar e fazer perdurar, pensámos em várias formas de continuar a dar vida à sua obra", enalteceu o Presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, João Manuel Nabeiro.