CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JOSÉ SARAMAGO

Plano de Fomento da leitura na Extremadura espanhola


Ontem em Espanha, o ‘Plano de Fomento da Leitura na Extremadura’ levou a efeito com o apoio do Instituto Camões, a Comemoração do Centenário do nascimento do Prémio Nobel da literatura portuguesa, José Saramago.

Foi inaugurada a Exposição ‘Volver a los Pasos dados’ realizada pela Fundação José Saramago.

Em 2022, comemora-se o centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago. Coincidindo com este evento e com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de Maio, a Junta de Extremadura, o Consulado Geral de Portugal em Sevilha e a Universidade da Extremadura, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., preparou as seguintes actividades comemorativas:

19 de Abril a 11 de Maio - Exposição ‘Volver a los pasos dados’. Exposição realizada pela Fundação José Saramago, com uma viagem pela biografia e bibliografia do escritor

25 de Abril - Concerto Todos os nomes. Vitorino, um dos mais conhecidos e populares cantautores de Portugal, oferece um concerto criado para comemorar o centenário do nascimento de seu amigo José Saramago.

28 de Abril - Colóquio José Saramago ‘en la balsa ibérica’. Conferência Internacional coorganizada pelas Universidades de Évora e da Extremadura.

28 de Abril a 5 de Maio - Filme ‘El año de la muerte de Ricardo Reis’. Em 2020, João Botelho, consagrado realizador português, adaptou ao cinema a obra-prima de Saramago

5 de Maio - Maratona de leitura em português ‘100 años de Saramago’, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa

27 a 29 de Junho - Curso de verão no Campus Yuste José Saramago: un minuto, un siglo. Curso aberto ao público que pretende abordar a figura do escritor José Saramago sob vários pontos de vista.