CBES - ALTERAÇÃO DE HORÁRIO E REDUÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, PROVOCAM DESAGRADO NOS PAIS


Recebemos na nossa redacção devidamente identificado e com o pedido de sigilo da fonte, um comunicado onde é exposta essa situação no Infantário do CBES. Como é nossa obrigação, compete-nos ouvir o contraditório. Para isso contactámos o Presidente do Centro de Bem Estar Social de Arronches para que se pronunciasse sobre as lacunas apontadas.

Na posse dos dois documentos passamos a transcreve-los:

NOTA REMETIDA AO N.A. EM NOME DOS PAIS:



CBES - NOTA DE IMPRENSA


Desde Sempre os recursos humanos do CBES estão distribuídos pelas diferentes respostas sociais em função das respectivas necessidades.

A resposta social Pré-escolar e Creche do Infantário tem procurado atender às necessidades das crianças, desde logo, com a remodelação do edificado e a dotação de recursos humanos em função do número de utilizadores.

No ano lectivo 2021/2022 que iniciou a 01/09/2021 o número efectivo de crianças na sala do Pré-escolar é de 25, para uma capacidade igualmente de 25 crianças.

Cinco crianças aguardam na creche o cumprimento dos requisitos formais e pedagógicos para a sua admissão na sala do Pré-escolar. A dotação de recursos humanos nesta sala foi sempre de 1 Educadora de Infância e 1 auxiliar, cumprindo os requisitos legais do Ministério da Educação.

O número diminuto de crianças nas salas da Creche (Berçário e Sala de 1 ano) permitiu a alocação dos profissionais a outras respostas sociais do CBES, como é normal.

A título de exemplo o Berçário tinha 2 auxiliares para 8 crianças, cuja capacidade máxima é de 10. No ano lectivo que se iniciou tem apenas 3 crianças e 1 auxiliar, não justificando obviamente a permanência de 2 profissionais.

O horário de funcionamento no presente ano lectivo é das 8h às 17.30h pelo que foi afixado no estabelecimento e os pais foram informados telefonicamente para garantir o seu conhecimento, pois podiam não ler a informação.

Diga-se que este horário alargado de funcionamento é mais amplo que o horário da pré pública. A mediação de 30 minutos neste horário, face ao ano anterior, pode ser sempre ultrapassada com a conciliação familiar/profissional, com a respectiva entidade empregadora.

Continuaremos sempre a pugnar por um crescimento saudável e enriquecedor das nossas crianças, mantendo gratuitamente Actividades de Enriquecimento Curricular como a Educação Musical e a Educação Física.

Arronches, 4 de Setembro de 2021

Pela direcção,

Carlos Rodrigues