Casa do Alentejo – Um Património de Memórias

Em tempos de pandemia e de corte abrupto com as nossas rotinas diárias, a Direcção da Casa do Alentejo deseja partilhar com os nossos sócios e amigos acontecimentos, tempos, memórias do nosso Alentejo e do “embrião” que fez nascer a nossa Casa.


Recuemos a um tempo longínquo, memória de uma época que remonta ao início do séc. XX, quando as graves dificuldades vividas no Alentejo vão forçar a emigração das populações do mundo rural para a cidade, em especial para Lisboa e periferias.

Desenraizados das suas terras, os migrantes alentejanos vão procurar criar instituições, que lhes permitam o convívio entre comprovincianos e os ajudem a amenizar a nostalgia das suas paisagens, amigos e familiares distantes, mas vão, igualmente, procurar intervir e manter vivas as tradições culturais da sua região de origem.

Após reuniões preliminares, o Grémio Alentejano foi fundada em 10 de Junho de 1923, no Bairro Alto e aí conheceu, durante os primeiros 9 anos de vida, diferentes instalações.

Encerrado o périplo pelo Bairro Alto, a Direcção inicia o processo que irá conduzir a colectividade, no ano de 1932, para instalações mais espaçosas e luxuosas, situadas numa das artérias mais movimentadas da capital, na R: Eugénio dos Santos, posteriormente denominada R: das Portas de Sto Antão.

Passados quase 100 anos, a sede da Casa do Alentejo continua a ser a Associação Regionalista que representa, em Lisboa, o Alentejo. Como nós, alentejanos, orgulhosamente costumamos dizer “ é a embaixada do Alentejo na capital”.

Continuamos firmemente decididos a seguir, de um modo geral, os objectivos definidos em 1923: “pugnar pelo progresso material, intelectual e moral do Alentejo”, intervindo, sempre que possível, para que a nossa Região alcance o desenvolvimento e bem estar que o seu Povo merece e precisa.

Temos continuado a preservar e a divulgar, ao longo de 97 anos, embora com orientações diferentes, a nossa cultura e o nosso património.

A nossa belíssima sede é o local privilegiado da reunião de alentejanos, sócios e amigos Abrimos portas para que todos possam visitar-nos e conhecer-nos.(…)

A Direcção

Lisboa, 10/12/2020