top of page

CASA DO ALENTEJO - Livro “Mulheres do meu país – século XXI”

31 retratadas (das quais alentejanas) que representam a diversidade de mulheres portuguesas no século XXI


Vai ser apresentado, na Casa do Alentejo, no dia 25 de Maio, às 18h30, o livro Mulheres do meu país – século XXI, de Cidália Vargas Pecegueiro, com fotografias de M.Margarida Pereira-Müller.


Inspirado na obra homónima de Maria Lamas, publicada entre 1948 e 1950, este livro, “Mulheres do meu país século XXI”, mostra onde estamos hoje e onde chegámos 75 anos depois.

As 31 retratadas representam a diversidade de mulheres portuguesas, que no século XXI vencem preconceitos de género, orientação sexual, etnicidade, diversidade funcional e/ou ultrapassam tetos de vidro nas mais variadas actividades, algumas delas desempenhadas, maioritariamente, por homens e, por isso, ditas tipicamente masculinas.

A estes retratos juntam-se exemplos de pioneiras em áreas onde estas mulheres se enquadram profissionalmente, assim como textos de análise da representação feminina nos respectivos sectores de actividade, de autoria de diversas docentes e investigadoras.

Para Lígia Amâncio, Professora Emérita do ISCTE-IUL, que assina o prefácio, trata-se “duma iniciativa notável para a história do feminismo em Portugal cujas autoras merecem as maiores felicitações pelo trabalho e esforço investido nesta obra (…) O livro apresenta ainda um conjunto de textos que nos ajudam a perceber a evolução das leis do país, no que respeita à igualdade de género e à protecção contra a discriminação baseada no sexo e no género, que ainda persistem. Esta é uma parte da obra que é indispensável para compreender o caminho percorrido desde a publicação de As Mulheres do Meu País, em particular ao longo dos anos da democracia, e também o que falta percorrer no futuro. Da associação estabelecida entre percursos de vida e percurso do país resulta uma obra onde convivem o passado, o presente e o futuro na dinâmica transformadora da sociedade portuguesa”.

A capa foi entregue a Priscila Ballarin, uma artista apaixonada pelo objecto livro, linhas e papéis. A paginação ficou a cargo da designer Andrea Pahim, responsável pela direcção de arte da PAN Visual Content, uma empresa que une informação e design.


M. Margarida Pereira-Müller

bottom of page