top of page

Campo Maior - CEAN teve Semana da Ciência

Decorreu de 3 a 7 de Junho a Semana da Ciência do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. Ciência, Tecnologia e Ambiente foram as temáticas abordadas com uma agenda divertida e diversa.



O apoio dos parceiros foi imprescindível para o sucesso da semana. Neles se destacaram o Município de Campo Maior, Delta Cafés, Adega Mayor, Loja Continente Bom Dia de Campo Maior, Centro Ciência Viva de Estremoz e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Nesta edição o Centro levou a robótica e os seus projectos de investigação até à loja Continente Bom Dia de Campo Maior, onde os alunos dinamizaram exposições, palestras e workshops para o público em geral.

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, foi hasteada aquela que é já a 16ª Bandeira Verde do programa Eco-escolas e realizou-se uma sessão/tertúlia sobre neuroeducação e os caminhos para o futuro.

A semana contou com actividades na fábrica Novadelta, conjuntamente com os colaboradores. A reciclagem, os resíduos e a economia circular e segurança no trabalho foram temas abordados e a mascote do CEAN, Luzinha, marcou presença bem como todos os alunos de ATL.

Em parceria com a Adega Mayor foram instaladas casas-abrigo para morcegos na vinha abrigadas nas azinheiras. Este é um projecto que vem sendo desenvolvido desde há vários anos com a construção e montagem de abrigos pelas zonas envolventes à adega, seguindo assim os princípios de sustentabilidade ambiental.

A 6 de Junho o Centro recebeu caixas de vinho em madeira para reutilizar, nas quais serão criados “hotéis para insectos”.

Cabe destacar também o dia 7 de Junho, no qual marcou presença o Centro Ciência Viva de Estremoz com a dinamização de dois workshops, um deles dedicado às energias renováveis e outro aos polinizadores e as flores.

A semana finalizou com um piquenique saudável à base de frutas, graças à oferta de 8kg de mirtilos pela empresa Vilar da Monteirinha sediada em Sonim, concelho de Valpaços.

(Redacção|Fotos-CEAN)

 

コメント


bottom of page