C.M. Arronches - Projecto ‘Rede de Aldeias para o Futuro’

Concelho de Pampilhosa da Serra recebeu reunião de lançamento do projecto que envolve autarquias portuguesas e espanholas, entre os quais o Município de Arronches.


Tal como tinha sido anunciado anteriormente, a Câmara Municipal de Arronches, juntamente com os Municípios de Pampilhosa da Serra, Reguengos de Monsaraz, e Sabugal, com os Ayuntamientos de Llerena e Moraleja, com a Comunidade Autónoma da Estremadura de Espanha e com a colaboração das Redes Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto e apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, vai integrar o projecto ‘Rede de Aldeias para o Futuro’, elaborado no âmbito do Novo Bauhaus Europeu.



As entidades integrantes deste projecto reuniram na passada quinta-feira, dia 20 de Outubro, para apresentar as suas ideias em torno deste projecto, numa sessão realizada em Dornelas do Zêzere, freguesia do concelho de Pampilhosa da Serra, tendo o Município de Arronches sido representado pelo presidente João Crespo e pela arquitecta Ana Roque.

Esta candidatura tem na sua base o aproveitamento das potencialidades das aldeias envolvidas no projecto, tornando-as em lugares de eleição para visitar, viver e investir, sem descurar a sua essência. No concelho de Arronches será intervencionada a freguesia de Esperança, mais concretamente a área do Marco, onde se procederá à requalificação da área, respeitando a natureza que a envolve, através da aplicação de material de longa duração, da plantação de vegetação que requeira pouca manutenção, melhorando ainda a acessibilidade e dotando a área de coerência formal.

Nesta primeira sessão de trabalho, os presentes analisaram e validaram a proposta de Programa de Assistência Técnica sugerida pela União Europeia. A próxima fase do projecto passa pela implementação do programa de assistência técnica, com a visita dos peritos da União Europeia a cada uma das aldeias que integra o projecto.

De relembrar que o Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa que visa conceder apoios a projectos e ideias que contribuam para a criação de espaços que aliem simultaneamente beleza, sustentabilidade e inclusão, em quatro categorias: restabelecer a ligação com a natureza; recuperar um sentimento de pertença; dar prioridade aos lugares e às pessoas mais necessitadas e promover uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial.


(Fonte CMArronches - Fotografias gentilmente cedidas pelo Município de Pampilhosa da Serra)