Câmara Municipal de Portalegre assina empreitadade requalificação dos antigos Paços do Concelho

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira assinou, no dia 28 de Abril, com a empresa Índice R – Engenharia e Construções Ld.ª, o auto de consignação para a empreitada de reabilitação e reconversão do edifício dos Antigos Paços do Concelho para Centro Documental de Património.


Enquadrada na política de renovação urbana e de conservação do património na Zona Histórica da cidade, esta iniciativa tem como objectivo implementar, neste emblemático edifício que serviu durante anos como a sede do poder local, um Centro Documental de Património, uma valência fundamental para o Município, contribuindo para a salvaguarda do seu património arquitectónico, histórico e cultural, assim como também para a preservação da identidade e memória colectiva da população do concelho.


Para a Presidente da Câmara "esta é, sem dúvida, uma obra emblemática e há muito esperada, que vem enobrecer a cidade de Portalegre e o seu centro histórico".

Em termos funcionais, o Centro Documental será constituído pelas seguintes áreas: Recessão e atendimento; Sala de leitura e consulta documental; Salas de recessão e tratamento de documentos; Sala de conferências (espaço do antigo Salão Nobre); Salas de depósito de documentos; Sala de servidores e de arquivo digital; Áreas técnicas.

A empreitada, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Alentejo 2020 – PORA, terá o valor de 1.181.296,16€ (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 365 dias.