top of page

Câmara de Arronches nas sessões da ANMP

Arronches – As sessões plenárias da Secção de Municípios com Energias Renováveis e Secção de Municípios para a Acção Climática contaram com a participação da Câmara Municipal de Arronches.


A Câmara Municipal de Arronches esteve no dia 15 de Março, representada pelo seu vice-presidente, Paulo Furtado, em duas reuniões levadas a efeito na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que se encontra no concelho de Coimbra.

Na sessão plenária da Secção de Municípios com Energias Renováveis, que, alargando o seu âmbito temático, sucedeu à Secção de Municípios com Barragens, procedeu-se à eleição da Mesa, sendo a presidência assumida pelo Município de Portel, com a vice-presidência a ficar a cargo dos municípios de Vila Pouca de Aguiar e Alfândega da Fé e ficando como vogais os municípios de Mação e Mangualde.

Após tomar posse, a mesa deu início aos trabalhos, numa reunião em que foram analisados assuntos como as compensações territoriais devidas aos municípios pela exploração de recursos naturais, o regime excepcional de implementação de projectos e iniciativas de produção e armazenamento de energia e fontes renováveis, bem como o regime fiscal da derrama associado à exploração de recursos naturais.

Já noutra sessão, esteve reunida a Secção de Municípios para a Acção Climática, esta liderada pelo Município de Guimarães, tendo-se procedido à apresentação do Plano de Acção para 2023-2025, o qual foi desenvolvido em linha com os principais desafios colocados aos municípios no âmbito da nova Lei de Bases do Clima.

O Plano, cujos objectivos pretendem capacitar os municípios nas diversas matérias relacionadas com a Acção Climática, tem prevista a formação de autarcas, dirigentes e técnicos municipais, assegurando ainda a divulgação e discussão do quadro de financiamento e outros sistemas de incentivos, bem como a educação, sensibilização e comunicação para a Acção Climática.


(Fonte-C.M.Arronches |Fotografias: ANMP)

bottom of page