BOMBEIROS – VACINAÇÃO PARA 28 MIL

Vacinação da gripe e reforço contra a Covid-19 a cerca de 28.000 bombeiros
Começa, no próximo dia 22 de Novembro, o processo de administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e doses de reforço da vacina contra a Covid-19 aos bombeiros, que desempenham uma função essencial do Estado devido à dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam.
Com o início, nesta fase, do processo de coadministração das duas vacinas aos bombeiros, reconhece-se o papel que estes têm desempenhado no combate à pandemia da COVID-19.
Ao nível de cada corpo de bombeiros, a selecção e ordem de vacinação é da responsabilidade do respectivo Comandante, tendo por referência os critérios operacionais definidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).
O planeamento deste processo de vacinação, que deverá abranger cerca de 28.000 bombeiros, foi elaborado de forma articulada entre o Ministério da Administração Interna, a Task Force para a elaboração do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal e a ANEPC.
(Fonte – MAI)