top of page

Autocarros de vários pontos vão chegar à “maior” concentração de Almaraz

Porque a Central de Almaraz implica num eventual perigo para o Rio Tejo e com consequências para o nosso país, pensamos ser do interesse de enquanto portugueses, estarmos a par do desenvolvimento do seu encerramento por parte do governo de Espanha.


O jornal da Extremadura 'El Periódico' publicou a noticia de que "no dia 18 de Janeiro, terá lugar uma manifestação civil em frente à central, com grupos nacionais e regionais que vão pedir ao Governo que reverta o apagão nuclear.

Os organizadores acreditam que será a maior manifestação a favor de Almaraz desde o seu arranque em 1983. No dia 18 de Janeiro (sábado), a sociedade civil é chamada a um comício a favor da manutenção da central nuclear de Cáceres, cujo primeiro reactor Será desligado em Novembro de 2027 e o segundo em Outubro de 2028, conforme programa de operação e fechamento do VII Plano Geral de Resíduos Radioativos (será o primeiro do calendário de fechamento). Se as previsões do Governo se concretizarem, será encerrado o primeiro foco de emprego na Extremadura, com 3.000 postos de trabalho mais 1.200 em cada recarga.

A pressão aumenta à medida que se aproxima a “data sem retorno”: após o primeiro trimestre de 2025, será muito difícil reverter a decisão de encerramento (uma fábrica requer planeamento prévio). Por isso, os autarcas da zona manifestaram-se no dia 17 de Dezembro, e no dia 18 de Janeiro o farão associações e particulares, convocados pelas câmaras municipais da Zona 1, Zona 2 e Zona 3 da área de influência da central, e para a plataforma 'Sim a Almaraz, sim ao futuro'"

(Créditos-El Periódico|Foto-D.R.)

Comments


bottom of page