Associação Coração Delta debate a importância da Intervenção Precoce depois dos 6 anos

O Coração Delta, Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro com a missão de promover serviços e programas nas áreas de educação, saúde e intervenção social, realiza o XIV Encontro de Intervenção Precoce, nos dias 3 e 4 de Novembro, no Centro Cultural de Campo Maior.


“Desenvolvimento Infantil: Um passo depois do outro” é o tema deste encontro que reúne especialistas, pais e educadores para analisar as condições de desenvolvimento das crianças, o seu crescimento pessoal e social bem como a necessidade de vigilância de crianças com risco de atraso no desenvolvimento.

A sessão de abertura é presidida por Luís Rosinha, Presidente do Município de Campo Maior, Rita Nabeiro, Presidente do XIV Encontro de Intervenção Precoce e Maria Inês Amparo, Presidente do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

Sob a moderação da jornalista Fátima Lopes, o primeiro painel “Intervenção Precoce: e depois?”, conta com a participação de duas mães com uma voz activa neste assunto – Andreia Paes de Vasconcellos, autora do blog Tomás - my Special Baby e Andreia Neves dos Santos, autora do blog Autismo, bem como da mãe Vanessa Bicho e do psicólogo Eduardo Sá.

Os neuropediatras Frederico Duque e Rita Lopes Silva vão abordar o neurodesenvolvimento e o neuropediatra José Boavida Fernandes e o Professor Catedrático Carlos Neto a “Prática centrada no movimento”.

Para capacitar os cuidadores, Robin McWilliam, Professor, Special Education and Multiple Abilities Director, da Universidade do Alabama, e Marian Fuertes, Mestre em Intervenção Precoce, Doutorada em Psicologia e Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa, falarão da importância do seio familiar e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil.

No último dia do encontro estão agendados seis workshops. “Clown, Clown – Uma Metodologia de Sorrisos”; “Recusa Alimentar Infantil: prevenção e sinais de alerta”; “Mindfulness”, “Cuidar a Motricidade fina para evoluir em relação”; “Rotinas para famílias felizes” e “Recusa Alimentar Infantil: avaliação e intervenção em terapia da fala” têm participação aberta a todos os profissionais do sector e interessados nas temáticas.

A sessão de encerramento que acontece no dia 3 de Novembro é assegurada pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.


(Fonte - C&V)