ASSOCIAÇÃO CÍVICA PROPÕE LIGAR BADAJOZ A ELVAS COM COMBOIO ELÉCTRICO

Segundo o diário HOY a Associação Cívica quer pedir às administrações que criem este meio de transporte que possa ligar também localidades da Extremadura.


A Associação Cívica da Cidade de Badajoz preparou um relatório de projecto para solicitar às administrações a criação de um tren-eléctrico que liga a capital de Badajoz a Elvas, um meio de transporte "útil" e "prático" que liga as duas cidades.

O membro da associação e autor do relatório, Alejandro Vargas, afirmou que esta infra-estrutura seria também muito útil para a implantação de um serviço ferroviário suburbano na Extremadura, com várias linhas de ligação aos municípios da Extremadura.


O Trem-bonde na cidade de Alicante

Como explica no seu estudo em 2018, vai arrancar a nova via-férrea entre Évora e Badajoz, no âmbito do projecto que vai ligar Madrid a Lisboa, uma utilidade que poderá ser "ainda maior" para a capital de Badajoz e para Elvas, no seio da Eurocidade ambiente, se forem adicionadas faixas auxiliares de curta distância.

O trem-bonde é um meio de transporte onde o trem vai em modo bonde ao passar pela cidade e retorna ao seu sistema original ao sair do meio urbano, fórmula já utilizada em cidades como Alicante.

Cada vez se fazem mais viagens entre Elvas e Badajoz, por motivos comerciais, de saúde, de trabalho ou de lazer, entre outros, conforme explicado, a oferta de transportes públicos é "nula".

Na sua opinião, um serviço de transporte regional que se limitasse a ligar as estações das duas cidades seria "impraticável", uma vez que a actual estrada não passa por nenhum ponto-chave, pelo que se propõe que chegue a zonas como a Avenida de Elvas.