AS NOVAS FASES DO DESCONFINAMENTO

O Plano do Governo para o Verão apresentado pelo Primeiro-ministro anunciou que, graças ao plano de vacinação e à avaliação da matriz de risco, o desconfinamento no país "vai prosseguir", com duas novas fases.


António Costa reforça que a calamidade vai manter-se em vigor depois de dia 13 de Junho, justificando que a “pandemia ainda não desapareceu”.

Referiu que a densidade dos concelhos determina limites de risco, que passa de 120/240 e 240/480 por 100 mil habitantes nos concelhos de baixa densidade, onde o teletrabalho é obrigatório; restaurantes, cafés e pastelarias funcionam até às 22h30, bem como espectáculos culturais. O comércio a retalho passa a encerrar às 21 horas, até 13 de Junho.


A 14 DE JUNHO: Teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser apenas "recomendado nas actividades que o permitam"

Restaurantes, cafés e pastelarias vão manter as regras de lotação, mas poderão funcionar até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento; Comércio "deixa de ter restrições específicas" em termos de horário e fica com horário do respectivo licenciamento; Transportes públicos em que só existem lugares sentados poderão ter a lotação completa

Transportes públicos em que há lugares sentados e de pé poderão ter a lotação de 2/3

Os espectáculos culturais podem decorrer até à meia-noite. As salas de espectáculos terão a lotação a 50%. Fora das salas de espectáculo terá de haver lugares marcados e as regras de distanciamento definidas pela DGS.


Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS. Os recintos desportivos com 33% da lotação. Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS

A PARTIR DE 28 DE JUNHO E ATÉ AO FINAL DE AGOSTO:

Escalões profissionais ou equiparados podem funcionar dentro dos recintos com lotação de 33%, fora dos recintos com outras regras a definir pela DGS, como por exemplo obrigatoriedade de testagem. Lojas de Cidadão passam a atender sem marcação prévia; Transportes públicos sem restrição de lotação.

CONTINUAM FECHADOS: Bares e discotecas; Festas e romarias populares. Casamentos, baptizados e outros eventos de natureza familiar com lotação de 50%”.



(Fonte-TVI-Fotos-N.A./TV)