top of page

Arronches recebeu início do ‘Periferias’

12.ª Edição do Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão e Valencia de Alcántara (Espanha) começou com três sessões, abrilhantadas com uma actuação musical, realizadas no Centro Cultural, no Convento de Nossa Senhora da Luz e no Marco.


Arronches voltou a ter um lugar de destaque no ‘Periferias’, Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão e Valencia de Alcántara, pois foi precisamente no concelho que arrancou a décima segunda edição de um certame que deu a conhecer diferentes culturas à população local entre os dias 5 e 6 de Julho.



À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, o programa iniciou com uma sessão dedicada aos mais jovens, com o auditório do Centro Cultural de Arronches a receber a maratona de filmes infantis, denominada ‘O Cinema Somos Nós’, este ano a abordar o tema ‘Mares, Rios, Chuva e Mais Água!’, presenciada, entre outros, pelas crianças do programa ‘Educ’arte’ e pelo ATL de verão da freguesia de Esperança.

A noite, já no Convento de Nossa Senhora da Luz, começou por ser preenchida com a actuação do grupo ‘SilkRoad Spirit’, um grupo que combina as culturas dos povos da ‘Ruta da Seda’ e que é composto pelos músicos LatifBolat, Rashmi Bhatt e Rodrigo Parejo e pela dançarina Aurora Montero. O serão do primeiro dia da passagem do festival por Arronches terminou com a exibição, no mesmo espaço, da curta-metragem ‘Quando a Terra Foge’, de Frederico Lobo.

No sábado, segundo dia do certame, o ‘Periferias’ voltou à freguesia de Esperança e, mais concretamente, ao Marco, para levar à população junto à fronteira a exibição da película ‘Um Outro Pais’, de Sergio Trefaut, um filme que retrata a revolução de Abril, vista por alguns dos maiores fotógrafos e cineastas internacionais que testemunharam o evento.

Dirigindo algumas palavras aos presentes, a presidente da Associação Cultural ‘Periferias’, Paula Duque, agradeceu uma vez mais a colaboração do Município, elencando também quais são os principais objectivos da iniciativa. Já o presidente da autarquia, João Crespo, mostrou-se satisfeito por poder receber, uma vez mais, em Arronches este evento de enorme riqueza cultural, afirmando que a Câmara Municipal irá estar sempre disponível para renovar esta parceria.

(Fonte: GC da C.M.Arronches)

Kommentare


bottom of page