top of page

ARRONCHES – Recebe o Portugal de Lés-a-Lés Classic

Monumentalidade entre serras e planícies, do litoral à zona raiana


Em ano de muitas novidades, o 27.ª Portugal de Lés-a-Lés estreia uma cidade-etapa, uma inovadora travessia do Rio Douro ou uma abordagem distinta ao castelo de Almourol. Mas houve mais, muito mais surpresas na cerimónia da Apresentação Oficial do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal. Momento que marca o arranque da maior maratona mototurística da Europa, evento único em todo o Mundo, e que voltou a ver o mapa desvendado na Figueira da Foz.



Numa sala cheia do Malibu Hotel, centenas de motociclistas, indiferentes às ameaças de mau tempo, não quiseram perder a oportunidade de conhecer em primeira mão um percurso que vai ligar Penafiel a Faro, com paragem em Alcobaça e Portalegre, e garantir desde já um lugar na dianteira do enorme pelotão que volta a atravessar Portugal de 7 a 10 de junho.

Um traçado que, surpreendentemente e após 26 edições, ainda apresenta muitas novidades. Estradas nunca antes percorridas, outras feitas em sentido contrário e outras ainda por onde a caravana não passa há muitos anos.(…)

Paisagens para todos os gostos

Dia bem diferente será o da tirada que, partindo de Alcobaça, levará a caravana até Portalegre, entrando de forma tranquila no Alentejo, com tempo para paragens em meia dúzia de oásis e dois museus. Mototurismo mais relaxado, com visita às salinas de Rio Maior, com tempo para contemplar o Castelo de Almourol da margem norte, ou a ida a Constância ‘dar um abraço’ a Camões, dando outra cor à festa dos 500 anos do seu nascimento. Sempre de forma serena, condizente com a extensão mais reduzida (270 km), mais uma estreia em Vila Nova da Barquinha e uma curiosa visita em Castelo de Vide, na passagem pela Casa da Inquisição espaço museológico com acervo extremamente real e desaconselhado às almas mais sensíveis.(…)

Na terceira etapa, ligação entre Portalegre e Faro, 410 km de estradas mais rolantes, com as típicas retas alentejanas alternadas com serranias, mas maioritariamente bem pavimentadas através de Arronches, Terena e Mourão, Mértola (Mina de São Domingos) rumo à capital algarvia (…).

Momento ainda para as primeiras inscrições (aqui), aproveitado por mais de 300 participantes que preencheram as fichas com os seus dados e pagaram um valor igual ao de 2024. Registo que continuará, para todos os entusiastas, através do site do Portugal de Lés-a-Lés, para uma edição que contará com outras novidades no capítulo organizativo. Desde o inovador check-in digital no dia 7 de junho em Penafiel até à obrigação no respeito pelos horários nas partidas e nos diversos controlos ao longo do percurso.

Afinal, ao fim de 26 anos, o Portugal de Lés-a-Lés ainda pode surpreender!

Redacção|Fonte: Organização

 

Comments


bottom of page