ARRONCHES RECEBE FESTIVAL ‘PERIFERIAS’

O Festival Internacional de Cinema Periferias, no âmbito da sua IX edição, marca pela primeira vez presença no concelho de Arronches, com um conjunto de actividades previstas para os dias30 de Julho a 1 de Agosto.



O programa, desenvolvido com o apoio do município local, tem como momento principal a apresentação do filme Surdina, do realizador Rodrigo Areias, na localidade de fronteira do Marco, dia 30, sexta-feira, pelas 21h30. Veja aqui o programa.

O filme, com argumento de Valter Hugo Mãe e banda sonora original de Tó Trips, tem na sua base uma história sobre a delicadeza de se ser velho, num Portugal antigo e recôndito, que persiste em existir apesar de todos os esforços de modernização. Entre os actores, contam-se nomes conhecidos como António Durães e Ana Bustorff.

Ainda no dia 30, no auditório do Centro Cultural de Arronches, pelas 17h00, tem lugar uma palestra sobre "Valores Naturais do Parque Natural da Serra de São Mamede", com João Carlos Farinha e Nuno Sequeira, em representação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Parque Natural da Serra de São Mamede.

Esta sessão de sensibilização ambiental terá continuidade no dia seguinte, sábado, 31 de Julho, com a realização do passeio pedestre da Esperança, conduzido por Nuno Sequeira (ICNF) e Nuno Alegria (Núcleo Regional de Portalegre da Quercus).

A pensar nos mais novos, domingo, dia 1 de Agosto, é apresentada uma maratona de filmes infantis, no auditório do Centro Cultural de Arronches, a partir das 11h00.

As sessões de cinema são de entrada gratuita, sujeita a reserva de bilhetes e lotação limitada em virtude da situação de saúde pública que se continua a viver no país. Nesse âmbito, serão igualmente asseguradas as necessárias medidas de distanciamento e higienização actualmente previstas para eventos públicos, em sala e ao ar livre.

A presente parceria constitui mais um passo na afirmação do 'Periferias' como um Festival da Raia luso-espanhola, apostado em criar pontes entre as populações dos dois lados da fronteira.

A IX edição do Festival tem continuação de 13 a 20 de Agosto, na região de Marvão e Valência de Alcântara.