top of page

ARRONCHES presente na assinatura em Coimbra, do Protocolo da Bauhaus EUROACE Village Network

A Comissão Central de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Centro), juntamente com a CCDR Alentejo, a Junta de Extremadura e os Municípios da Rede de Aldeias do Futuro, organizaram (21 de Abril) o Seminário "Rede de Aldeias do Futuro - Bauhaus Villages EUROACE".

Este Seminário surge no âmbito do projecto “Rede de Aldeias do Futuro”, liderado pelo Município da Pampilhosa da Serra, e que abrange seis localidades da euroregião EUROACE: as aldeias de Dornelas do Zêzere na Pampilhosa da Serra e Sortelha no Sabugal, na região Centro de Portugal; São Pedro do Corval em Reguengos de Monsaraz e Marco em Arronches, no Alentejo, com a presença do (Presidente da Câmara, João Crespo); assim como Moraleja e Llerena de Extremadura. O projecto foi um dos 20 vencedores do primeiro convite à apresentação de propostas da Nova Bauhaus Europeia da Comissão Europeia.

No âmbito do seminário, foi assinado um Protocolo de Cooperação entre os seis municípios envolvidos na Rede de Aldeias do Futuro - Red de Aldeas Bauhaus EUROACE. Com este protocolo, comprometem-se a reforçar a capacidade de afirmação e competitividade desta Rede de Aldeias no contexto dos países ibéricos e da Europa, a estabelecer sinergias para promover a qualidade de vida nos seus territórios e nos adjacentes e a constituir uma rede que promova projectos comuns necessários para contribuir para a consolidação do Eixo Alentejo-Centro-Extremadura.

Tendo como pano de fundo a apresentação do Quadro Conceitual desta Rede de Aldeias, decorreu um debate em torno dos desafios e oportunidades para as Aldeias, tendo como quadro estratégico os princípios do NEB - New European Bauhaus.

O Seminário Rede de Aldeias para o Futuro - Aldeias Bauhaus EUROACE, foi inaugurado pela presidente do Centro CCDR, Isabel Damasceno; o Presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva; e a Directora Geral de Urbanismo e Ordenamento do Território da Junta de Extremadura, Eulália Moreno de Acevedo.

Após a conferência inicial da professora da Universidade de Lisboa, Lucinda Fonseca, o presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, Rui Simão, explicou o processo que todas as localidades participantes têm vindo a desenvolver em conjunto. Em seguida, falou Daniela Rizzi, Coordenadora da Equipe de Assistência Técnica do projecto "Red de Aldeas para el Futuro", destacando que dos 20 projectos escolhidos pela Comissão Europeia, este é único porque envolve dois países, três regiões, seis concelhos diferentes e com a particularidade de serem pequenos núcleos populacionais ou ambientes rurais.

Após o intervalo, a mesa redonda “Que políticas para os povos? Moderado pelo Professor Domingos Santos, contou com a participação de Natália Dias, da Agência Nacional para a Inovação; Jaime Izquierdo, Comissário para o Desafio Demográfico do Governo das Astúrias; Juana López Pagán, Directora Geral de Políticas contra o Despovoamento do Ministério para a Transição Ecológica e para o Desafio Demográfico da Espanha; e Eduardo Anselmo Castro, Vice-Presidente do Centro CCDR.


(Fonte e imagens CCDRAlentejo)

bottom of page