top of page

Arronches nos municípios com maior eficácia financeira em 2019

A notícia foi publicada pelo semanário EXPRESSO na edição do fim-de-semana e com base na Lusa que teve acesso ao documento.


Na notícia é ressaltada com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que o Porto (grandes municípios 1744 pontos), Lagoa (médios Municipios1681 pontos) e Arronches (pequenos municípios 1635 pontos) encabeçaram o ranking. Apenas 75 concelhos obtiveram em 2019 um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira com base nos indicadores de um 'ranking global'.


Adianta ainda o Expresso que “a situação "não foi muito favorável aos restantes 233 municípios (75,6% do total do universo) ", já que apresentaram uma pontuação global inferior a 50% da pontuação total do 'ranking global', ou seja, menos de 950 pontos”.

Na lista dos 100 municípios mais bem classificados, 18 são de grande dimensão, 33 de média dimensão e 49 de pequena dimensão. Arronches, Santa Cruz das Flores e Murtosa são os pequenos municípios que encabeçam o 'ranking global' com maior eficácia financeira neste segmento.

Os autores do estudo sublinham que, “representando os pequenos municípios 60,1% do total do universo, se conclui que, "genericamente, os municípios de pequena dimensão são os que apresentam maior dificuldade em integrar o 'ranking' dos 100 melhores municípios, em termos de eficácia e eficiência financeira, situação justificada, essencialmente, pelo baixo valor de receitas próprias, designadamente as provenientes de impostos".

Para chegarem a este 'ranking', os autores tiveram em consideração as prestações municipais em 10 indicadores: Índice Liquidez, Razão entre o Resultado Operacional (deduzido de amortizações e provisões) e os Proveitos Operacionais, Peso Passivo exigível no Activo, Passivo por habitante, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Grau de execução do saldo efectivo, Índice de Dívida Total, Índice de Superavit e Impostos directos por habitante.


O Anuário foi apresentado numa conferência 'online' em https://www.youtube.com/watch?v=MM_QXCbw5d8 





bottom of page