Troços do ‘Percurso da Esperança’ foram trilhados por caminheiros oriundos de várias zonas do país na manhã do passado sábado.
O concelho de Arronches integrou a iniciativa dinamizada um pouco por toda a região denominada ‘Alentejo Walking Festival’, trabalhando a autarquia local em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo para promover uma caminhada na freguesia de Esperança, a qual teve lugar na manhã do passado sábado, dia 19 de Outubro.
Junto à Igreja Matriz da freguesia, uma dúzia de caminheiros reuniu-se para percorrer alguns dos trilhos que fazem parte do ‘Percurso da Esperança’. Antes, porém, a comitiva liderada pela vereadora do Município, Maria João Fernandes, pela técnica de Desporto da autarquia, Carla Dias e pela técnica da Entidade Regional de Turismo, Carla Mocito, visitou o Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança, onde a colaboradora da Câmara Municipal, Ana Trindade, explicou em detalhe, como forma de introdução, os pontos de interesse que os presentes iriam contemplar ao longo da manhã.
O grupo partiu então para o terreno e ao longo do percurso passou por atracões como casario típico de Esperança e as suas características chaminés, pelo sobreiral, pela Adega de Vale de Junco, pelas, classificadas como Monumento Nacional, Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaviões e pelas casas típicas de Hortas de Baixo, regressando então ao ponto de partida.
Tendo em conta que, nesta caminhada, estiveram participantes oriundos de várias zonas do país, a sua realização reveste-se de enorme importância para a divulgação do património das várias freguesias de Arronches, uma vez que o fim-de-semana terá sido seguramente aproveitado para uma visita a todo o concelho, criando igualmente uma interessante dinâmica para a economia local, sobretudo no que diz respeito à hotelaria e à restauração.
(Fonte:GCI da C.M.Arronches)
Comments