top of page

Arronches – ‘Histórias de Vida’, da autoria do Coronel João Rolo

A sala de apresentações do Convento de Nª Sr.ª da Luz em Arronches, recebeu no dia 19 de Outubro pelas 16h30 o livro ‘Histórias de Vida’ da autoria do Coronel João Rolo.

 

Com a sala com bastante público que verdadeiramente têm interesse nos eventos de âmbito cultural, entre os quais o ex-autarca Gil Romão e a sua esposa, professores, ex-elementos da GNR/Guarda-fiscal e os elementos do grupo das ‘Pedrinhas’ que no final presentearam o autor da obra e os presentes com a sua actuação.


Na mesa o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, ladeado pelo Coronel João Rolo e pela vereadora da cultura, Maria João Fernandes.

O edil começou por agradecer a presença neste dia do autor de “Histórias de Vida’, e ter “escolhido Arronches para apresentar esse seu trabalho, essa sua obra”, referindo que “eu não sou o protagonista” e passou a palavra ao autor.

Das palavras do Coronel João Rolo, pode-se retirar o que consta na sua biografia, ou seja: “Nasceu na cidade da Beira em Moçambique a 15 de Março de 1958, onde viveu na vila de Moatize, até 1970 ano em que veio estudar para Castelo Branco cidade onde residiu até 1986. Estudou na Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco, foi atleta das camadas jovens do Benfica de Castelo Branco e jogou ainda na equipa sénior da Póvoa de Rio de Moinhos.



Foi Oficial Miliciano de Cavalaria tendo feito a recruta em 1979 na Escola Prática de Cavalaria em Santarém e prestado serviço no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida entre 1980 e 1984. Frequentou o Curso de Formação de Oficiais da GNR em 1985 tendo sido colocado em 1986 como Tenente no CIP/GNR em Portalegre. Chefiou ainda a Secção de Recrutamento da GNR, no Beato/Lisboa entre 2004 e 2006 e regressou a Portalegre para comandar o Centro de Formação de Praças até Dezembro de 2010 data em que passou à situação de reforma com o posto de Coronel. Reside em Portalegre há 38 anos foi dirigente do Sport Clube Estrela de Portalegre, da Associação de Futebol de Portalegre e da Federação Portuguesa de Futebol. É fundador e Presidente do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre”.

Nesta sua obra literária, o Coronel João Rolo começa por falar “dos seus familiares mais próximos e faz um relato da sua vida com o seu nascimento e infância vivida em Moçambique; a sua vinda para Portugal onde residiu e estudou em Castelo Branco; as aventuras na tropa no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida; a sua vida na Guarda Nacional Republicana, com a sua primeira colocação no Centro de Instrução de Portalegre em 1986 onde se reformou como Coronel Comandante”.

O autor falou dos seus tempos de “desportista no Benfica de Castelo Branco e na equipa da Póvoa de Rio de Moinhos e os seus tempos de dirigente especialmente do Estrela de Portalegre com as subidas à terceira e segunda divisão em 4 épocas. No seu livro João Rolo elogia o Pai, Salgueiro Maia e Rui Nabeiro homens que marcaram a sua vida. Em suma um livro escrito na primeira pessoa de forma humilde, simples e alegre e com muitas mensagens positivas para todos”.

No período aberto a questões que o público lhe quisesse colocar, o autor questionado pelo N.A., sobre o acto da escrita, a forma como se foi conjugando, se fluidamente ou, se pelo contrário escrevia a espaços, conforme as memórias lhe chegavam. De forma muito aberta ‘confessou’ que de ambas as formas foi escrevendo e, quando deu pelo que tinha escrito, já seriam umas 200 páginas. Respondeu ainda a mais duas questões colocadas por Nuno Rodrigues e Adelino Caiadas. Terminou por agradecer a presença de todos os ex-camaradas que se dignaram assitir à apresentação da sua obra, recordando que, se cada um deles quisesse colocar no papel as suas histórias de vida enquanto agentes da autoridade, tinham matéria para o fazer.

Seguiu-se a actuação dos ‘Pedrinhas’ para depois o Presidente do Município, convidar todos os presentes a um pequeno beberete.

(Redacção/Biografia do autor|Fotos-Notícias de Arromches)

 

Opmerkingen


bottom of page