top of page

Arronches – ‘Histórias de Vida’, da autoria do Coronel João Rolo

A sala de apresentações do Convento de Nª Srª da Luz em Arronches, vai receber no próximo dia 19 de Outubro pelas 16h30 o livro ‘Histórias de Vida’ da autoria do Coronel João Rolo.


Com se pode ler na sua biografia “O Coronel João Rolo nasceu na cidade da Beira em Moçambique a 15 de Março de 1958, onde viveu na vila de Moatize, até 1970 ano em que veio estudar para Castelo Branco cidade onde residiu até 1986. Estudou na Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco, foi atleta das camadas jovens do Benfica de Castelo Branco e jogou ainda na equipa sénior da Póvoa de Rio de Moinhos. Foi Oficial Miliciano de Cavalaria tendo feito a recruta em 1979 na Escola Prática de Cavalaria em Santarém e prestado serviço no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida entre 1980 e 1984. Frequentou o Curso de Formação de Oficiais da GNR em 1985 tendo sido colocado em 1986 como Tenente no CIP/GNR em Portalegre. Chefiou ainda a Secção de Recrutamento da GNR, no Beato/Lisboa entre 2004 e 2006 e regressou a Portalegre para comandar o Centro de Formação de Praças até Dezembro de 2010 data em que passou à situação de reforma com o posto de Coronel. Reside em Portalegre há 38 anos foi dirigente do Sport Clube Estrela de Portalegre, da Associação de Futebol de Portalegre e da Federação Portuguesa de Futebol. É fundador e Presidente do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre”.

 Nesta sua obra literária, o Coronel João Rolo começa por falar “dos seus familiares mais próximos e faz um relato da sua vida com o seu nascimento e infância vivida em Moçambique; a sua vinda para Portugal onde residiu e estudou em Castelo Branco; as aventuras na tropa no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida; a sua vida na Guarda Nacional Republicana, com a sua primeira colocação no Centro de Instrução de Portalegre em 1986 onde se reformou como Coronel Comandante”.

O autor fala dos seus tempos de “desportista no Benfica de Castelo Branco e na equipa da Póvoa de Rio de Moinhos e os seus tempos de dirigente especialmente do Estrela de Portalegre com as subidas à terceira e segunda divisão em 4 épocas. No seu livro João Rolo elogia o Pai, Salgueiro Maia e Rui Nabeiro homens que marcaram a sua vida. Em suma um livro escrito na primeira pessoa de forma humilde, simples e alegre e com muitas mensagens positivas para todos”.

(Redacção|Foto da capa do livro)

Commenti


bottom of page