O Convento de Nª Sr.ª da Luz recebeu mais um evento cultural (ontem 7 de Fevereiro pelas 18 horas).
Um tema que despertou muita curiosidade, que levou a que a sala de apresentação de eventos se encontrasse completamente lotada.

O Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, abriu a sessão começando por expressar “um profundo agradecimento a todos os envolvidos na concretização deste projecto” como os funcionários do Município, “fundamentais para que esta exposição se tornasse uma realidade”.
Salientou o papel da vereadora da cultura ao afirmar que “sem o seu apoio incondicional e visão, tem sido uma verdadeira fonte de inspiração para todos nós, com o seu trabalho em prol da cultura e da preservação da memória colectiva”.
Para finalizar o autarca expressou ao Professor Daniel o seu contributo “que mais uma vez se disponibilizou para colaborar com o Município”, salientando que o professor “Daniel com a sua generosidade cedeu todas as imagens da exposição”, porque são imagens que “capturam de forma única a essência de um tempo e uma forma de estar”.
O Professor Daniel na sua intervenção recordou que, esta exposição resultou de “uma forma informal numa conversa com a senhora vereadora Dr.ª Maria João”, quando lhe disse que tinha uma série de postais antigos e que logo se disponibilizou para promover este evento no dia dos namorados no mês de Fevereiro. Afirmando que se limitou a emprestar os postais pois “eu não fiz rigorosamente nada, a não ser vir ver como é que as coisas estavam”, salientou.
Aproveitou o professor Daniel para deixar os seus agradecimentos a todos os envolvidos neste projecto ao considerar “que fizeram um trabalho brilhante”. Relembrou como começou o seu gosto por recolher estas e outras memórias, de um tempo já longínquo mas, ainda bem fresco na de todos aqueles que assistiram a esta inauguração. De tal forma fresco que, os alunos da Academia Sénior de Arronches quer em solitário ou em casais, leram poemas e cartas de amor. Um momento único no meio de tanta beleza, que o tempo não varrerá das imagens que preencheram com gosto e estética a Galeria do Convento de Nª Sr.ª da Luz, observadas e comentadas quer os postais, telegramas ou cartas.
No final o Município ofereceu um pequeno beberete que teve como condão, o convívio e o comentário sobre esta exposição…
Não posso deixar passar esta ocasião para agradecer o convite do professor Daniel Balbino, nosso estimado colaborador, para enquanto director do Notícias de Arronches, escrevesse um pequeno texto para a brochura referente a mais este seu contributo para a memória colectiva, não só dos arronchenses, como de outras pessoas que vieram de fora para ver esta exposição que estará aberta ao público até ao dia 2 de Março.
(Texto-Fernando Marques|Fotos-Notícias de Arronches)
Comments