A aula de património da Academia Sénior de Arronches inaugurou hoje (dia 6 de Março) pelas 15 horas na Galeria do Convento de Nª Srª da Luz em Arronches, a exposição ‘No tempo em que a Luz tinha cheiro’.

Na sala onde são inauguradas estas manifestações de índole cultural, o Presidente da Câmara M. de Arronches, João Crespo, começou por saudar e agradecer a presença de todos, referindo que “esta é mais uma actividade apresentada pela Academia Sénior”, passando em seguida a palavra à vereadora do pelouro da cultura Maria João Fernandes, posto que está sob a sua égide a Academia Sénior de Arronches. Pontualizou que “esta exposição nasceu na disciplina do Património, em que o dinamizador Miguel Casaca é o responsável”, sendo que os alunos “trouxeram objectos para enriquecer esta exposição”, deixando a garantia que outras virão.
Este evento só foi possível segundo a vereadora e com o respaldo do Presidente, porque este é um trabalho de partilha entre todos os elementos que dão corpo e ‘alma’ a este projecto, o qual se vem consolidando ao longo dos anos, dando o conhecimento em várias disciplinas aos seus alunos, ao mesmo tempo preenchendo as suas vidas e fomentando a amizade entre todos.
Para Miguel Casaca o que se pretendeu “foi que nas suas casas fossem ao baú ou ao sótão” á procura do que era necessário para apresentar esta exposição e “manter as tradições para mostrar às gerações vindouras o que foi o nosso passado”, afirmou.
De seguida houve um pequeno período que serviu para alguns dos alunos da academia declamassem poemas da sua autoria, ou não, tendo como tema a luz dos candeeiros a petróleo ou das chaminés ‘No tempo em que a luz tinha cheiro’ ou que as ‘torcidas’ dos candeeiros a petróleo sem serem aparadas, mascarravam as chaminés de fino vidro.
Terminada a apresentação o Presidente João Crespo, convidou todos os presentes para se dirigirem para a galeria, onde estavam expostos muitos exemplares dos candeeiros, lanternas e pedestais para as velas, não menos importantes nesses tempos, que a Academia Sénior não quer que se percam na memória dos tempos.
O evento terminou com um pequeno beberete oferecido pelo Município a todos os que nesta tarde manifestaram o interesse por este tema.
(Redacção|Fotos-Notícias de Arronches)
Comments