top of page

Arronches-Esperança recebeu última reunião de Câmara do semestre

Executivo autárquico juntou-se nas instalações da Junta de Freguesia para levar a efeito o segundo plenário do mês de Junho.


Excepcionalmente a uma terça-feira, em virtude de ter sido na véspera o feriado municipal de Arronches, o executivo autárquico da Câmara Municipal, composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa, juntou-se na tarde do passado dia 25 de Junho, nas instalações da Junta de Freguesia de Esperança, para levar a efeito a segunda reunião ordinária do mês.



Antes da discussão dos assuntos constantes na ordem de trabalhos da reunião, os autarcas abordaram alguns assuntos que marcam a actualidade do concelho, começando o presidente do Município por fazer um ponto de situação acerca das festividades de São João que se encontram a decorrer em Arronches. João Crespo aproveitou igualmente para dar conhecimento da realização do festival de cinema ‘Periferias’, agendado para os próximos dias 5 e 6 de Julho. Por sua vez, o vereador Nuno Costa parabenizou o Sport Arronches e Benfica e em concreto o atleta João Janeiro pela vitória no Ultra Trail Serra Freita, realizado em Arouca.

Iniciados os trabalhos agendados, foi desde logo aprovada a concessão de apoios a instituições do concelho para a realização das suas actividades, nomeadamente através da atribuição de apoio logístico e de subsídios e da utilização gratuita de espaços municipais. A munícipes foi também concedido mais um apoio, desta feita ao abrigo do Programa de Incentivos à Recuperação de Habitações no Centro Histórico e Atribuição de Materiais de Construção.

De seguida, foi analisado o Plano Municipal de Acção Climática de Arronches, um documento que visa contribuir para os objectivos e metas estabelecidos nos instrumentos de planeamento de política nacional e internacional em matéria de acção climática, incluindo os estabelecidos na Lei de Bases do Clima, tornar os territórios mais resilientes às alterações climáticas, em estreito compromisso com a descarbonização e transição energética, sustentabilidade e justiça social, aumentar a resiliência climática e diminuir a vulnerabilidade do território a fenómenos extremos, alcançar a neutralidade carbónica no território até 2050, identificar as medidas e acções de adaptação e mitigação a concretizar a nível municipal e partilhar e disseminar a informação formando uma comunidade mais sensível e consciente para a temática das alterações climáticas. Os eleitos concordaram em colocar o documento disponível para consulta pública durante um prazo de 30 dias, após a sua publicação em Diário da República.

Outro apoio, este ao abrigo do Regulamento de Apoio às Associações no Município de Arronches, tal como já aconteceu com outras colectividades do concelho, foi concedido ao Centro Republicano Arronchense, cuja equipa de pesca desportiva irá disputar na próxima época a Segunda Divisão do Campeonato Nacional.

Finalmente, antes do deferimento de três novas concessões e de vinte e nove renovações do Cartão Municipal do Idoso, o executivo votou favoravelmente a adesão da autarquia ao CLUBE TOP - Programa de Capacitação de Clubes desportivos, do Instituto Português do Desporto e Juventude, com o qual serão desenvolvidas e divulgadas junto das colectividades desportivas do concelho diversas iniciativas, com o intuito de capacitar os clubes desportivos locais, formar e qualificar os recursos humanos com responsabilidades de direcção, gestão e administrativas, promover a empregabilidade no desporto e valorizar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos clubes locais em prol do desporto e da comunidade.

(Fonte: GC-C.M.Arronches)

 

Comentarios


bottom of page