top of page

ARRONCHES - ENCONTROS EXPLORATÓRIOS SOBRE PRÁTICA MUSICAL INCLUSIVA

Especialistas nacionais e internacionais debatem o impacto da prática musical na inclusão 


A Direção-Geral das Artes (DGARTES) promove, nos dias 25 e 26 de março de 2025, os Encontros Exploratórios de Prática Musical Inclusiva, que terão lugar em Arronches, no Alto Alentejo. O evento reunirá pessoas especialistas, portuguesas e ibero-americanas, músicas, educadoras e agentes culturais e sociais, num espaço de reflexão e partilha sobre o papel da música enquanto veículo de inclusão e desenvolvimento social e comunitário.


Durante dois dias, as pessoas participantes terão a oportunidade de assistir a comunicações, debates e apresentações de projetos inovadores, promovendo o intercâmbio de boas práticas e metodologias no campo da prática musical inclusiva. Os Encontros inserem-se no Programa de Cooperação Ibero-Americana Iberorquestras Juvenis, do qual Portugal faz parte desde 2023, através da DGARTES, e procuram fortalecer a prática musical como meio de transformação social no espaço ibero-americano.

Um espaço de partilha e conhecimento 

O programa dos Encontros incluirá: 

- Comunicações de especialistas sobre prática musical inclusiva e exemplos de boas práticas;

- Apresentação de projetos de referência na área da música e inclusão;

- Momentos de debate sobre desafios, metodologias e o impacto da prática musical inclusiva;

- Oportunidades de criar ligações entre agentes do setor.

Esta jornada de trabalho pretende contribuir, também, para a definição de estratégias e políticas culturais, fortalecendo redes de cooperação entre projetos nacionais e internacionais. Estão já confirmadas as presenças de especialistas de Portugal, Brasil, Equador e Chile e o programa integral será divulgado em breve.

 Inscrições abertas

O evento é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, aberta até 21 de março.

Inscrições aqui 

 Uma iniciativa integrada num projeto mais amplo

Os Encontros fazem parte do projeto Prática Musical Inclusiva em Portugal: Mapeamento e Estudo e Encontros Exploratórios, que inclui um levantamento nacional de projetos de prática musical inclusiva, contribuindo para um diagnóstico sobre o impacto da música na inclusão, e destina-se a projetos que envolvam crianças, adolescentes e jovens até aos 25 anos. 

O objetivo é identificar e sistematizar instituições e projetos que promovam a educação e prática musical inclusiva, com especial atenção a agrupamentos instrumentais e vocais. O estudo analisará metodologias, recursos, impactos e desafios, procurando realçar boas práticas e soluções adotadas.

Requisitos para participação aqui 

Formulário Participação Mapeamento e Estudo aqui 

Para esclarecimentos adicionais pode contactar internacional@dgartes.pt

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page